Translate

terça-feira, 5 de maio de 2015

Superkilen Park

BIG architects, Topotek1 e Superflex

Dinamarca
Superkilen é um parque dinamarquês que celebra a diversidade local e foge da formalidade dos espaços públicos, usando muita cor. O projeto de melhoria urbana foi o vencedor de um concurso realizado na cidade de Copenhagen, no intuito de integrar a população da cidade, que reúne mais de 50 nacionalidades.
Os vencedores BIG architects, Topotek1 e Superflex não queriam apenas projetar mais um parque na cidade, mas sim uma grande área que refletisse e celebrasse as diversas etnias das pessoas que frequentam o espaço.
Assim, eles convidaram os próprios cidadãos para deixarem sugestões e participarem de reuniões públicas, afim de dizerem o que gostariam de ter no parque, contribuindo com ideias e artefatos para o projeto. 
Balanços do Iraque, bancos brasileiros, placas de neon da Rússia, e palmeiras que vieram da China, são alguns dos objetos e 108 plantas que captam de forma alegre a pluralidade cultural, nos mais de 30 mil metros quadrados de parque.
A divisão das áreas é feita através de cores: as figuras geométricas vermelhas, laranjas e rosas demarcam a área de recreação, o piso preto com linhas brancas determina a área de ciclismo, além de comportar uma grande fonte do Marrocos e um escorregador em forma de polvo japonês. Além disso há uma extensa área verde, para passear com animais, fazer piqueniques, ou mesmo para deitar e apreciar a natureza.
O projeto custou onze milhões de dólares e recebeu vários prêmios, entre eles o AIA Honor Award in the Regional & Urban Design, pelo American Institute of Architects, o prêmio da União Européia em Arquitetura Contemporânea e foi listado como Design do Ano pelo Design Museum de Londres.
No entanto, o parque divide opiniões. Alguns acreditam que ele é muito colorido e destoante da cidade, outros consideram o projeto vibrante e divertido. E você, o que acha? Confira mais fotos na galeria.

Fonte:http://www.bimbon.com.br/arquitetura/superkilen_park

Nenhum comentário:

Postar um comentário