Translate

sexta-feira, 8 de maio de 2015

SUPERLIMÃO TRANSFORMA ENTULHO NA CEREJA DA OBRA

O humor, o desprendimento, o lúdico, o inusitado e o sustentável são determinantes nos projetos de design e arquitetura do estúdio formado pelos quatro jovens paulistas. Do reaproveitamento de materiais e da busca de novas alternativas, surgem trabalhos surpreendentes

|
 (Foto: Casa e Jardim)
Na infância, os sócios do estúdio Superlimão faziam casas nas árvores e transformavam carrinhos de feira em versões de brinquedo, como outros garotos. A diferença é que hoje eles continuam com a mesma disposição do tempo de criança e a criatividade está ainda mais solta para realizar experimentações em design que misturam materiais recicláveis com alta tecnologia. Nas mãos deles, o lixo vira luminária, e o entulho, a cereja do bolo na obra. Sempre de olho na sustentabilidade, seus projetos de arquitetura têm soluções ecológicas e ousadas com boa dose de humor. Exibem acabamentos industriais inusitados, em nome da eficiência e da modernidade. Tudo começou em 2002, quando Sergio Cabral, 33 anos, formado em desenho industrial pela Faap, montou o escritório com o amigo Thiago Rodrigues, 31, que estudou arquitetura na mesma faculdade. Em 2009, Lula Gouveia, 31, engenheiro e arquiteto formado pelo Mackenzie, e Antonio Carlos Figueira de Mello, 27, que fez curso de turismo e trabalhou com questões ambientais, entraram no grupo. Juntos desde então, eles parecem músicos de uma banda de rock. “Cada um toca uma parte do estúdio. Nosso ponto forte é a formação heterogênea. Fazemos o produto completo: do mobiliário à engenharia”, diz Sergio.
Estilo pessoal Acredite: o grupo de amigos vai de capacete de obra para se divertir e surpreender nas festas. Design para todos Objeto dos mais populares, o copo americano é a peça favorita do Superlimão. Criado em 1947 pela indústria Nadir Figueiredo, fo (Foto: Casa e Jardim)

Marca do humor O lúdico aparece nos projetos e na mesa de trabalho deles. Preso no fio da luminária, boneco do Homem-Aranha  (Foto: Casa e Jardim)


“Se encontrarmos um limão, fazemos uma limonada. Para reduzir custos na reforma, procuramos aproveitar os materiais que estão na casa e não necessariamente da forma que estavam”
“Fazemos poucas interferências na reforma porque a arquitetura antiga costuma ser melhor do que a de hoje. Deixamos claro o que é novo. Expomos, por exemplo, as instalações elétricas que são trocadas” (Foto: Casa e Jardim)
 “A cadeira é feita de pedras brita e uma cola poderosa, usada em barragens e piso drenante. Deixamos um espaço dentro para uma planta crescer. Deu supercerto” (Foto: Casa e Jardim)
Materiais da hora
“O tema sustentabilidade virou palhaçada. Muitas vezes gasta-se tanta energia para levar um piso ecológico para Ubatuba que seria melhor usar uma pedra de lá.”
“Se o revestimento de PVC for uma opção durável para o local, significa que não terá de ser trocado logo. Tem que saber qual material usar na hora certa.”
Cores e luzes
“Usamos uma cor para esconder ou destacar algo. Para escolhê-la, olhamos as roupas do morador e o que há em torno que precisará conversar com ela.”
“Se o cliente tem muitos objetos coloridos, deixamos a casa como se fosse uma tela em branco. A arquitetura some para valorizar o que é da pessoa.”
“Em vez de automação na iluminação, montamos painéis com vários interruptores, como um piano, para o morador criar cenas combinando manualmente as diferentes luzes.”
“Visitamos fábricas em busca de sobras de material que aqui viram peças de design. Fazemos tudo de forma artesanal. Um exemplo são os bancos Biju, que têm estrutura de bobina de papel kraft e assento de juta” (Foto: Casa e Jardim)
De um limão se faz uma limonada

Conheça a nova estação de trabalho do SuperLimão, estúdio paulista que assina projetos de arquitetura, interiores e afins com um quê ácido, inovador, subversivo,sustentável – e delicioso

Por Ana Paula de Assis Fotos por Alexandre Pirani


Foi numa manhã ensolarada de outono que KAZA se enveredou pela usina criativa Studio SuperLimão, um lugar onde sucata é arte, sem clichês. De cara, os meninos brincalhões e irrequietos embarcam nas ideias malucas do nosso fotógrafo Alê Pirani e o resultado são esses cliques informais que tão bem representam a proposta descontraída e elétrica do SuperLimão. “O objetivo nos projetos é sempre subverter os conceitos preestabelecidos”, dizem em uníssono, sem se atropelar.



Na estrada desde 2002, o escritório formado por Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia, Sergio Cabral e Thiago Rodrigues é famosopor arriscar em inovadoras linguagens estéticas, seja no design de produto, na arquitetura ou no design de interiores. A trupe possui formações tão distintas como Turismo, Engenharia, Arquitetura e Desenho Industrial e é exatamente essa pluralidade que contribui para o desenvolvimento de layouts criativos como a loja Firma Casa – que também leva conceito artístico dos big brothers Campana. “A fachada com os vasos de alumínio em formato origami recheado com a espécie de planta espada-de-São-Jorge foi concebida porque tem uma grande eficiência térmica e energética”, explica Mello.


A ideia do nome do escritório surgiu daquela clássica bala japonesa que no início tem sabor um tanto peculiar e causa estranhamento ao paladar, mas que, no final, torna-se muito mais palatável e saborosa. “Assim são nossas concepções, únicas e sempre como intuito de surpreender o cliente”, diz Gouveia. Recém-chegados à Vila Madalena, bairro famoso de Sampa pela efervescência cultural, o novo e descolado home office ganhou o colorido e a atmosferado entorno. “Antes, nos Jardins, sentíamos um certo isolamento. Aqui é diferente. O contato com as pessoas serve de combustível para a busca de novas técnicas e ideias”, conta Rodrigues.


O espaço que ganhou grafite do artista Nove é um grande playground onde não faltam cordas, fios, papelão e outras traquitanas recicláveis que servem de suporte para as experimentações em design do estúdio. “A sustentabilidade é questão de bom senso. Não há motivo para levantar essa bandeira já que isso é algo tão natural no nosso trabalho antes desse conceito estar na ordem do dia”, enfatiza Cabral. Assim, de maneira despretensiosa, com um pé na diversidade e sempre propondo novos usos para as matérias-primas básicas, o SuperLimão se consolida como um dos mais importantes escritórios da atualidade que faz questão de apostar em novidades dentro da simbiose arquitetura + design, sem se importar coma ordem dos fatores no resultado final. superlimao.com.br


Fonte: http://www.tecto.com.br/RevistaKaza/Gente/2013/06/06/De-um-limao-se-faz-uma-limonada

Nenhum comentário:

Postar um comentário