Translate

terça-feira, 5 de maio de 2015

Vila Mariana ganha mais um parklet
Trata-se de um espaço de convivência urbano, instalado sobre vagas de estacionamento. Plataforma foi a 20ª deste modelo implementado na cidade
14:56 28/04/2015
·         A+

·         A-
2
A cidade de São Paulo ganhou na manhã desta terça-feira (28) seu 20º parklet. O espaço de convivência foi inaugurado na rua Dr. Bacelar, em frente ao número 1.043, na Vila Mariana, zona sul, onde está localizada a sede do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi), entidade responsável por sua instalação e manutenção.

A plataforma, instalada sobre duas vagas de estacionamento, possui bancos, guarda-sóis, mesas, bicicletários, bebedouro e, junto ao lixo, sacos plásticos para o recolhimento de fezes de animais de estimação.

"O prefeito está incentivando muito a ocupação dos espaços públicos. Este equipamento  é então mais uma área de convivência para a cidade. Esse é o vigésimo parklet de São Paulo, o terceiro aqui na Vila Mariana. E a aceitação tem sido muito boa, afirmou o subprefeito João Carlos da Silva Martins.

Os parklets são plataformas que podem ser equipadas com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, sempre com a função de recreação ou de manifestações artísticas.

Trata-se de uma iniciativa que permite e estimula o uso do espaço público de forma democrática, permitindo que os próprios cidadãos construam seus locais de convívio, melhorando a paisagem urbana e transformando espaços em lugares mais arborizados, com mais equipamentos e mobiliários urbanos, beneficiando ainda um número maior de usuários.

"Fazer um parklet na frente do Secovi é emblemático. Primeiro porque o nosso entorno será beneficiado, mas, mais importante do que isso, é que as nossas empresas que frequentam o sindicato poderão conhecer o projeto. A nossa ideia é fazer com que isso se multiplique e as empresas possam instalar plataformas como essas onde elas estão operando", afirmou Claudio Bernardes, presidente da entidade. 

Também compareceu à inauguração do 20º parklet implementado na cidade o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Ricardo Teixeira. Os demais equipamentos estão espalhados pelas subprefeituras de Vila Mariana, Ipiranga, Sé e Pinheiros - esta última com a maior concentração deles, com 14 no total. Confira abaixo onde estão instalados tais espaços de convivência.  
Endereço dos parklets já instalados:
Subprefeitura do Ipiranga (1)
Rua Cisplatina, 31

Pinheiros (14)
Rua Isabel de Castela, 529
Rua Oscar Freire, 42
Rua Francisco Leitão, 282
Rua Aspicuelta, 547
Alameda Lorena, 1892
Rua Aspicuelta, 524
Rua Padre João Manoel, 47
Rua Fidalga, 245
Rua Harmonia, 305
Rua Vupabussu, 305
Rua Aspicuelta, 644
Rua Oscar Freire, 720
Rua Oscar Freire, 970
Rua Mateus Grou, 488

Sé (2)
Rua Maria Antonia, 316
Rua Maria Antônia, 330

Vila Mariana (2)
Rua João Lourenço, 367
Rua Coronel Oscar Porto, a 15 metros da rua Abílio Soares
Rua Dr. Bacelar, 1.043

Imagens para download
Crédito: César Ogata / SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6

Prefeitura de São Paulo disponibiliza Manual de instalação dos Parklets para download

Qualquer calçada que respeite os termos do decreto pode ser estendida e a solicitação deverá ser feita à Subprefeitura

Fonte:http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/2266

Inauguração de Parklet Rua Dr. BacelarCesar Ogata / SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário